Como escolher o domínio ideal para seu site

Um dos elementos mais importantes de um site é o seu endereço eletrônico por isso é muito importante escolher corretamente.

O como ele fixa na mente das pessoas, sua facilidade de ser lembrado e objetividade serão pontos cruciais para o sucesso do seu site.

Reunimos 5 dicas essenciais para escolher o domínio certo para o seu site.

1 – Domínios curtos, objetivos e claros

Por mais difícil que isso possa parecer, você DEVE evitar domínios longos, mesmo que isso signifique cortar o nome da sua empresa.

Lembre-se: É um endereço de internet. Deve ser fácil de digitar e de lembrar.

Se a sua empresa se chama: Gráfica Sônia Lima Almeida .

Resuma para: www.graficaslalmeida.com.br

Ou

Maques Construtora e Incorporadora LTDA torna-se marquesconstrutora.com.br

Um exercício que proponho é pensar:

Como as pessoas chamam sua empresa ou negócio? Qual é o “apelido”?

Isso, ou algo próximo disso, provavelmente será um bom domínio.

Hoje em dia muitas marcas são pensadas já visando o domínio que possivelmente irão gerar, então se houver a possibilidade de simplificar a marca pra algo mais fácil, não pense duas vezes.

O domínio deve ser de fácil memorização e entendimento.

2 – Palavras-chaves

Se o seu domínio vai ser um site sobre um assunto específico, incluir palavras chaves no domínio é mais do que uma boa ideia, pois isso tratá automaticamente algumas visitações do Google para você. Um dos fatores que o Google leva em consideração para ranquear um site é justamente as palavras no nome do seu domínio, o quanto ela traduz do que ele se trata.

Se o seu site é de carros, use carros ou auto, se é de filmes, utilize a palavra filmes ou algo que remeta isso, e assim adiante. Faça uma lista das palavras chaves que se relacionam com seu ne

Conceitos mais abstratos são bem vindos, porém se houver como usar as palavras-chaves, utilize, pois lhe ajudará substancialmente se elas forem assertivas e em acordo com o que seu público alvo procura.

3 – Originalidade

Muitas vezes você pensa naquele domínio que serviria como uma luva ao seu contexto e quando você vai ver ele está pego.

Nunca adote um domínio que já existe com outra extensão, principalmente se ele for internacional.

É muito comum isso acontecer. Você não encontra o lojasmoura.com.br e acaba registrando o lojasmoura.com.

Pode até funcionar por um lado, mas por outro vai gerar muitos cliques perdidos.

Então seja original e tente utilizar algo que ninguém utilize ainda, o que nos leva ao próximo tópico.

4 – Regionalidade e extensões

Outro fator de ranqueamento do Google é justamente a regionalidade do domínio, ou seja, o .com.br vai ter vantagens em território nacional em relação ao .com e ao .net.

Você está me dizendo então que não devo registrar NUNCA o .com?

Claro que não. O .com vai funcionar perfeitamente em determinados contextos, como por exemplo se você tiver objetivos internacionais, se ele casar perfeitamente com sua marca e você tiver muito dinheiro em publicidade digital e ele não só pode, como deve ser registrado junto com o .com.br.

Vai ser um gasto a mais? Vai. Mas você não vai correr o risco de um concorrente malicioso pegar o seu domínio, como nome que você construiu e se aproveitar da força dele.

Então quando for registrar registre ao menos o .com e o .com.br para evitar desgastes futuros.

Se o seu projeto for realmente grande e ambicioso, recomendo registrar o .org e o .net também.

Se a sua empresa é um negócio local, no Brasil, priorize sempre o .com.br e utilize o .com somente como alternativa.

5 – Pesquisa

É muito importante pesquisar cada um dos domínios para saber de sua disponibilidade.

Isso pode ser burocrático, para isso eu recomendo uma ferramenta chamada Domain Typer https://domaintyper.com  nela, basta digitar as palavras do seu domínio e ele irá mostrar em tempo real a disponibilidade do mesmo. Selecione no menu retrátil à direita o .com.br para mostrá-lo também.

© 2019 PAXHOST. Todos os direitos reservados.